
Guy Veloso
Penitentes: dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo
“Penitentes”, “Encomendadores” ou “Alimentadores das Almas” são grupos laicos de caráter secreto e tradição oral, que durante certas épocas do ano saem noite adentro clamando pelos “espíritos sofredores”, almas que, segundo eles, se encontram “presas”, “esquecidas”, “perdidas”, geralmente cobrindo corpos com panos e capuzes e entoando hinos próprios.
Trata-se de manifestação ímpar no interior do Brasil que vai contra a “modernidade”; uma tradição popular periférica muitas vezes desconhecida até das pessoas das cidades onde ocorrem. Uma cultura imaterial que se aproxima do seu fim com a descontinuidade de várias dessas sociedades por causas diversas, como a violência urbana e rural, desinteresse dos mais jovens e mudanças no ethos religioso do país.
O fotógrafo Guy Veloso por 18 anos ininterruptos pesquisou estas confrarias, alcançando o maior banco de fotografias e vídeos no assunto no Brasil, além de formar uma coleção de objetos ritualísticos autênticos. Ao todo, foram documentadas nada menos que 203 ordens nas 5 Regiões do país.
Trabalho no Evento
Dia e Hora: 26 de Agosto — 14h00 (Mesa 14)
Ver na programação